25/06/2009

PÃO COM MANTEIGA

Conta a história que um casal tomava café da manhã no dia de suas bodas de prata. A mulher passou a manteiga na casca do pão e o entregou para o marido, ficando com o miolo.Ela pensou: "Sempre quis comer a melhor parte do pão, mas amo demais o meu marido e, por 25 anos, sempre lhe dei o miolo. Mas hoje quis satisfazer meu desejo. Acho justo que eu coma o miolo pelo menos uma vez na vida". Para sua surpresa, o rosto do marido abriu-se num sorriso sem fim e ele lhe disse:- Muito obrigado por este presente, meu amor. Durante 25 anos, sempre desejei comer a casca do pão, mas como você sempre gostou tanto dela, jamais ousei pedir!


Autor desconhecido



BATE PAPO

Moral da história? Você precisa dizer claramente o que deseja, não espere que o outro adivinhe. A boa comunicação evita que a gente desenvolva hábitos (se comporte) pensando que está fazendo o melhor para o outro. O outro pode estar esperando outra coisa de você.

No entanto, como na historinha desse casal, tem coisas que passam a fazer parte de nossas vidas sem que a gente se dê conta de como começou. Nesse caso, nenhum dos dois falou do que mais gostava, deixando que cada um traduzisse sozinho um desejo não expresso. Na vida isso acontece mais do que gostaríamos de admitir, mas reservamos a defesa da crítica, do rótulo, da cobrança e da mágoa para apontar o comportamento que não gostamos no outro, nos eximindo da parcela que nos cabe de responsabilidade. As palavras têm amplo poder, e se proferidas inadequadamente, mais atrapalham do que ajudam, mas também existem para comunicar ao outro, que não tem a obrigação de adivinhar nossos sentimentos, desejos, pensamentos. O ideal é desenvolver um nível de entendimento que permite que as partes se manifestem, se coloquem, se expliquem. Sem represálias, com boa vontade, desejando um consenso, buscando o entendimento. Isso é atitude que mostra maturidade, uma clara opção pelas soluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário